domingo, 1 de novembro de 2009

Este é o dia em que muitos rumam até ao cemitério onde jazem os seus entes queridos, em que os recordam ornamentando os jazigos de flores, de velas, etc. Para mim, não deixa de ser irónico que assim seja! Não gosto de cemitérios. Atormenta-me sentir a morte. É demasiado mórbido estar num local onde sei que um corpo jaz debaixo de terra. Ao longo da vida tenho perdido algumas pessoas, umas mais queridas que outras, mas todas lembradas a cada dia que passa. Não é o dia 1 de Novembro que me faz recordar aqueles a quem um dia tive de dizer adeus. Por muito poético que possa parecer, a verdade é que cada alma, que hoje descansa em paz, faz parte de mim, vive de alguma forma comigo. Recordo-a e faço por a manter viva, à minha maneira. Esta é a mais pura das verdades. Às vezes choro de saudade, outras de revolta, mas também respiro de alívio por acreditar que os que amo, que não estão fisicamente aqui, me olham, me protegem e me guardam, seja lá o que isto quer dizer. Faz-me bem pensar assim.
Hoje é um dia de família, e sim, eu gostaria de estar com ela, apenas e só, sem lugar a lamentações, a choradeiras, a peregrinações cemiteriais ou a missas por obrigação. Gostava apenas de estar reunida com a mãe e o pai, junto à lareira a comer castanhas assadas e a "discutir", como é apanágio. Às vezes dá-nos esta saudade estúpida, mas que depressa passa!
Deixo esta sugestão de leitura, que me agradou bastante, aqui!

IMG DR

Até amanhã ou depois!

3 comentários:

Lia disse...

acho que nunca fui ao cemitério no dia 1 de Novembro...aquilo faz-me lembrar mais um concurso da campa mais florida do que saudades verdadeiras dos que partiram...

Analog Girl disse...

Também nunca fui. Nem me lembro que este dia tem esse objectivo. Só vou ao cemitério em algumas situações específicas,e prefiro mil vezes ir sozinha e haver o mínimo de gente por ali. Bah!

PB disse...

Eu costumo ir ao cemitério em datas simbólicas. Obviamente não é isso que faz diferença ou não, mas sim o que sentimos no coração.
Quanto ao 1 de Novembro, não costumo ir e este acto nesta data tornou-se uma obrigação para muita gente...
Beijinhos